Medalhas olímpicas cada vez mais verdes

Medalha 4Tudo bem, os Jogos Olímpicos terminaram… Mas vem aí, de 07 a 18 de setembro, os Jogos Paralímpicos Rio 2016. E além de toda a estrutura sendo reutilizada, uma pecinha “mega importante” vai continuar em evidência: ela sim, a medalha. A exemplo do que ocorreu com a competição anterior, os vencedores vão levar pra casa a tão cobiçada medalhinha de ouro, prata ou bronze numa embalagem que além de belíssima é sustentável!

Medalha

O compartimento em que a medalha fica guardada é feito de madeira e tem uma tampa deslizável. E o rigor com a sustentabilidade foi seguido já a partir da retirada dos metais preciosos da natureza. Em nenhum momento foi usado mercúrio na extração do ouro, por exemplo. E a tira das medalhas veio com 50% de material reciclado. O projeto da Tátil Design mereceu o selo oficial da Forest Stewardship Council.

E as Olimpíadas de Tóquio, em 2020, prometem ainda mais novidade neste terreno… A ideia dos japoneses é usar o metal nobre presente em celulares descartados para produzir as medalhas que serão entregues aos atletas campeões.

22091152193015
Ilustração Asian Review Nikkei

De acordo com o jornal Asian Review Nikkei o Japão produz 650 mil toneladas de lixo eletrônico por ano. Dessas, apenas 100 mil toneladas são coletadas e voltam para a linha de produção. Os Jogos Olímpicos podem ser um incentivo a mais para fazer os japoneses adotarem a reciclagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*